A experiência da Revista Eletrônica do Curso de Letras iniciou em 2009, como resultado do trabalho desenvolvido à época na disciplina eletiva Tecnologia e Ensino de Língua e Literatura. Produzida por um grupo de acadêmicos e professores do curso, inicialmente identificada pelo nome AO PÉ DA LETRA, teve publicação bimensal, em formato digital, hospedada no site http://www.upf.br/letrilhando, hoje já não mais ativo.
Na oportunidade, o trabalho desenvolvido foi avaliado positivamente pelos envolvidos como fator de qualificação do acadêmico de Letras, ao ressignificar sua relação com a produção e com a recepção do texto, divulgando escritos de sua autoria. Nesse sentido, também se revelou como espaço profícuo para a publicação de temáticas de formação geral nas questões de língua e literatura, potencializando a interação entre o curso de Letras, seus acadêmicos, egressos e a comunidade.
Neste momento, a proposta de retomar uma antiga iniciativa do curso e, consequentemente, revitalizar a Revista Eletrônica Letrilhando, se justifica por dar visibilidade às experiências acadêmico-científico-culturais vivenciadas na UPF, garantindo o livre fluxo de informações no ambiente universitário e fora dele.
A publicação da Letrilhando, renovada e em novo suporte, ainda oportuniza a divulgação de informações da área de língua e literatura, viabilizando maior interação entre pessoas interessadas na leitura e na escrita com o próprio curso de Letras.
Nesta nova fase, a Letrilhando ganha forma a partir da mobilização de um grupo de acadêmicos da graduação e, também, da pós-graduação, que soma esforços para a organização e realização das diferentes etapas pertinentes à produção da Revista – elaboração de pautas, redação das notícias, revisão e diagramação. Nesta perspectiva, o esforço dedicado a esta tarefa também valoriza o acadêmico, ao referendá-lo como protagonista da ação, ao tempo em que divulga o curso e fortalece a articulação entre a graduação e a pós-graduação em Letras. Somos gratos aos estudantes que aceitaram o desafio a eles apresentado!
A divulgação de projetos e de atividades culturais que levam em conta o interesse da população e o conhecimento construído na Universidade, que ganha novo fôlego com esta revista, fortalece todos nós! Que a Letrilhando renasça forte, bonita, interessante! Que tenha vida longa e que assuma o rosto dos nossos estudantes, felizes pela opção profissional feita e animados pelo potencial transformador da experiência educativa.
Professores do Curso de Letras que acompanham os acadêmicos
envolvidos com a Revista Eletrônica