O curso de Letras na UPF

O curso de Letras da Universidade de Passo Fundo iniciou suas atividades em 8 de março de 1957, com base no Parecer de Autorização nº 466/56/CFE e no Decreto de Aprovação nº 40.490/56, sendo denominado, na época, de Letras Anglo-Germânicas.

No ano de 2003, a implementação do Programa de Mestrado em Letras contribuiu para o avanço nos estudos sobre língua, literatura e línguas estrangeiras, contemplando os diversos níveis de ensino, tanto de graduação como de pós-graduação. Posteriormente, em 2014, foi aprovado o Programa de Doutorado em Letras, um importante passo na contribuição acadêmica para o curso de Letras e para a Universidade de Passo Fundo. Com o mestrado e o doutorado, o acadêmico egresso da graduação tem a oportunidade de seguir sua formação na área das linguagens.

São oferecidos atualmente pela UPF os cursos de Letras – Português e Inglês e Letras –Português e Espanhol. A partir de 2021, os cursos passam a ser em 4 anos e os acadêmicos contam com uma certificação intermediária – Auxiliar de ensino para a área das linguagens – ao final do 4º semestre. Os cursos oferecem oportunidades de participação em projetos de pesquisa e de extensão, além do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid.

Em 2017, o curso de Letras celebrou uma história de 60 anos, marcada pela dedicação à formação docente, à qualificação do processo educacional e à produção do conhecimento. Pioneiro no âmbito da educação superior em nossa região, oferece espaço privilegiado de reflexão sobre a natureza da linguagem e da arte literária, sobre a leitura, sobre o processo de ensinar e aprender.

O curso de Letras apresenta, ainda, outro importante diferencial: é um dos grandes responsáveis pela realização das Jornadas Literárias, que, há mais de 30 anos, produzem uma movimentação cultural capaz de traduzir, na prática, a formação de leitores em múltiplas linguagens.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Paralelamente às Jornadas Literárias, destaca-se o Centro de Referência de Leitura e Multimeios, o Mundo da Leitura, cuja função é promover a leitura multimidial, formar leitores críticos, que interajam com os mais diferentes materiais e suportes de leitura.

Hoje, o curso conta, também, com o Acervo Literário Josué Guimarães, que reúne um material extremamente significativo acerca da obra e da vida do autor gaúcho. Esses espaços, abertos às escolas e aos demais interessados, promovem uma importante interação entre a Universidade e a comunidade externa.

Os acadêmicos egressos do curso assumem seu protagonismo na sociedade, principalmente, no meio educacional, atuando em escolas, cursos e assessorias na região, o que comprova o importante papel desempenhado na formação desses profissionais que encontram no estudo da linguagem sua motivação.