Ao redor da fogueira: muitas histórias para contar

A contação de histórias é uma prática milenar. Desde o início da civilização, as pessoas se reúnem para contar fatos, acontecimentos, lendas, histórias que passam de geração para geração. Essa prática fortalece laços afetivos e sociais, além de difundir a cultura de um povo, transmitir valores culturais aos mais novos e contribuir para o registro cultural. Inspirado nisso, surgiu o projeto “Acampamento Literário”, nas turmas de 5º ano do E. Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus.

Depois de trabalhar as particularidades dos gêneros narrativos (lenda, mito, fábula e conto), os educandos tiveram a missão de conversar com sua família e descobrir uma história que pudesse ser elaborada, nas aulas de Literatura e de Língua Portuguesa, no formato de um conto popular. Depois disso, eles e a família precisaram pensar numa maneira diferente de contar sua história em um “acampamento”, por meio de fantoches, livros, dedoches, teatro, jogral, dramatização.

joao2
Fotos: Assessoria de Comunicação/ND Menino Deus

 

Os professores organizaram um cenário de acampamento, onde os alunos e o seu “contador de história” (pais, avós ou conhecidos mais velhos) formaram grupos ao redor das fogueiras, com barracas e marshmallows em palitos, para contar sua narrativa.

A abertura feita pelos professores foi com a dramatização do conto “A sopa de Pedra”, do personagem Pedro Malasartes. Depois disso, cada aluno contou sua história ao grupo da sua fogueira. As acompanhantes ajudaram na contação e ao final os alunos deram a história emoldurada de presente aos seus familiares.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Desenvolvendo competências como repertório cultural, comunicação e empatia, a atividade objetivou reconhecer as particularidades dos contos populares, desenvolver a habilidade de escrita, oratória e expressão oral e incentivar o hábito da contação de histórias. Além disso, a atividade buscou valorizar e respeitar aos registros culturais da família, promovendo a integração entre escola, família e comunidade escolar.

 


 

João Ricardo Fagundes dos Santos é formado em Letras na UPF, com mobilidade pela Universidade do Porto/Portugal. Atualmente é aluno do mestrado em letras, do PPGL da UPF. Trabalha com Língua Portuguesa, Literatura e Redação na rede privada de educação básica, na cidade de Passo Fundo, no Instituto Menino Deus e na Escola Notre Dame Menino Jesus.

Deixe um comentário