A contação de histórias é uma prática milenar. Desde o início da civilização, as pessoas se reúnem para contar fatos, acontecimentos, lendas, histórias que passam de geração para geração. Essa prática fortalece laços afetivos e sociais, além de difundir a cultura de um povo, transmitir valores culturais aos mais novos e contribuir para o registro cultural. Inspirado nisso, surgiu o projeto “Acampamento Literário”, nas turmas de 5º ano do E. Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus.
Depois de trabalhar as particularidades dos gêneros narrativos (lenda, mito, fábula e conto), os educandos tiveram a missão de conversar com sua família e descobrir uma história que pudesse ser elaborada, nas aulas de Literatura e de Língua Portuguesa, no formato de um conto popular. Depois disso, eles e a família precisaram pensar numa maneira diferente de contar sua história em um “acampamento”, por meio de fantoches, livros, dedoches, teatro, jogral, dramatização.

Os professores organizaram um cenário de acampamento, onde os alunos e o seu “contador de história” (pais, avós ou conhecidos mais velhos) formaram grupos ao redor das fogueiras, com barracas e marshmallows em palitos, para contar sua narrativa.
A abertura feita pelos professores foi com a dramatização do conto “A sopa de Pedra”, do personagem Pedro Malasartes. Depois disso, cada aluno contou sua história ao grupo da sua fogueira. As acompanhantes ajudaram na contação e ao final os alunos deram a história emoldurada de presente aos seus familiares.
Desenvolvendo competências como repertório cultural, comunicação e empatia, a atividade objetivou reconhecer as particularidades dos contos populares, desenvolver a habilidade de escrita, oratória e expressão oral e incentivar o hábito da contação de histórias. Além disso, a atividade buscou valorizar e respeitar aos registros culturais da família, promovendo a integração entre escola, família e comunidade escolar.
João Ricardo Fagundes dos Santos é formado em Letras na UPF, com mobilidade pela Universidade do Porto/Portugal. Atualmente é aluno do mestrado em letras, do PPGL da UPF. Trabalha com Língua Portuguesa, Literatura e Redação na rede privada de educação básica, na cidade de Passo Fundo, no Instituto Menino Deus e na Escola Notre Dame Menino Jesus.