Hello, folks!
Meu nome é Gisandra Cemin da Rocha, tenho 26 anos, moro em Soledade/RS e sou egressa do curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas, da Universidade de Passo Fundo. Concluí a graduação em 2013/2 e, desde então, atuo na área docente. Atualmente sou Mestre em Letras pelo PPGL/UPF e leciono Língua Inglesa para alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, na Rede Municipal de Soledade.
Sempre apreciei Línguas Estrangeiras e, durante a graduação, vivenciei muitos momentos de contato com a Língua Inglesa, em sala de aula e participando de eventos, o que fez com que eu me interessasse ainda mais por conhecer e aprender a Língua.
Após formada, decidi me dedicar ao ensino de Inglês em escolas públicas de meu município, e, em 2018, considerei necessário aprimorar meus conhecimentos sobre a língua em um país onde a Língua Inglesa fosse materna e, a partir deste momento, iniciei a jornada mais emocionante da minha vida.
Escolhi a Irlanda como país destino para a realização do meu intercâmbio, pois como eu poderia ficar apenas um mês, a “Ilha Esmeralda” (como também é conhecido o país) é de fácil acesso, uma vez que não exige visto para turistas que ficarão até três meses. Outro motivo pelo qual escolhi a Irlanda foi por ser um país localizado na Europa e, dessa forma, eu poderia conhecer outros países europeus.
Viajei no dia 1º de fevereiro de 2019 e retornei ao Brasil no dia 03 de março de 2019.
Durante o mês que fiquei em Dublin (capital da Irlanda), conversei com muitas pessoas nativas do país e também de outros países, estudei e aprendi ainda mais a Língua Inglesa, conheci muito sobre a cultura irlandesa, apreciando a gastronomia local, visitando os inúmeros pubs da cidade, dançando ao som de violões, flautas e violinos e degustando pints no Temple Bar e na Guinness Store House, estes que são dois dos pontos turísticos mais visitados de Dublin.
Dublin é uma cidade encantadora e aconchegante, possui cerca de 530 mil habitantes e seus moradores são muito receptivos com os turistas. Ao longo da cidade é possível contemplar a bela arquitetura, que assim como um castelo, museus, igrejas e catedrais medievais, também possui prédios modernos e contemporâneos. As casas são semelhantes umas às outras, podendo ser distinguidas pelas famosas portas coloridas.
Além da arquitetura, é impossível não ficar impressionado com a beleza dos parques, entre eles o St Stephens Green Park, o Jardim Botânico Nacional e o Phoenix Park, o maior parque urbano da Europa, com área total de 707 hectares e um dos mais antigos parques da Europa (criado em 1662). Nesse local habitam cervos muito amigáveis que convivem pacificamente com os seres humanos e nele está localizado o Dublin Zoo, um dos mais importantes zoológicos da Europa.
Outro atrativo de Dublin são as ruas comerciais, repletas de lojas e supermercados com preços acessíveis e produtos variados, com monumentos históricos e artistas de rua, entre as principais destacam-se: a Grafton, a O’Connel, a Parnell e a Henry Street.
Além de Dublin, conheci também na Irlanda a cidade de Galway e o Condado de Clare, onde ficam os Cliffs of Moher, penhascos que se estendem por 8 quilômetros na costa do oceano Atlântico e atingem no ponto mais alto 214 metros de altura, este local já foi cenário para muitos filmes, entre eles, Harry Potter e o Enigma do Príncipe.
Como citei anteriormente, a escolha pela Irlanda também se deu pela facilidade de visitar outros países e nesta incrível aventura também conheci Londres (Inglaterra) e Paris (França). Esta viagem me proporcionou exatamente o que eu buscava: o contato e a vivência com a Língua Inglesa todos os dias. Foi uma experiência incrível, que me trouxe muito conhecimento e inúmeros aprendizados, e agora, após o intercâmbio, estou aprimorando minhas aulas e levando aos meus alunos muito do que lá aprendi.
Texto escrito e encaminhado pela professora egressa da UPF, Gisandra Cemin da Rocha.