Em um dos ensaios publicados nesta primeira edição de 2019 da Revista Letrilhando, o papel da língua em fatores sociais é abordado pelo aluno Leomir. Assim, um espaço para a publicação de experiências, vivências, sentimentos e expressões dos alunos, egressos e professores do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo, como é a Letrilhando, constitui-se como importante oportunidade de viver o social através da língua. Nada mais justo que este espaço fosse criado, completo e mantido pelas (e para) as pessoas que vivem experiências linguísticas aqui, no curso de Letras.
No primeiro bimestre do ano letivo de 2019, muitas práticas sociais ocorreram no curso, como um evento sobre o livro e o dia mundial da língua espanhola, uma viagem de estudos para Córdobra, intensas atividades do Bandinho de Letras e um evento sobre práticas bem sucedidas de estágio, além de outros. Tudo registrado aqui, na Letrilhando.
Também, além das seções que contam com as exposições dos egressos – nesta edição em dose tripla – e os relatos de experiência – uma viagem para solo europeu – a partir dessa primeira edição de 2019, teremos novas seções na revista: uma dedicada às práticas pedagógicas de sucesso de nossos alunos e ex-alunos e outra em que resenhas de livros, filmes, peças de teatro serão compartilhadas com todos.
De forma especial, a entrevista da vez é com o médico psiquiatra, Jairo Bouer, que esteve na Universidade de Passo Fundo (UPF) em evento promovido pelo Diretório Central de Estudantes. Por falar em estudantes, temos verdadeiros artistas no curso de Letras. A seção “Quem conta um conto” traz contos em português e espanhol e belíssimos poemas escritos pelos acadêmicos do curso, motivo de muito orgulho para todos.
A Letrilhando chega, mais uma vez, como uma possibilidade de experiência leitora e de escrita para que, além das vivências do cotidiano acadêmico, possamos utilizar, mais uma vez, a língua como prática social, nos constituindo, através dela, como sujeitos.