O ódio e a intolerância revelados no discurso

As manifestações de ódio e intolerância foram tema central no II Seminário de Discursos Midiáticos realizado pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da UPF. No dia 16 de maio, mestrandos e doutorandos do programa analisaram situações midiáticas sob a ótica de diferentes linhas teóricas da Linguística e da Análise do Discurso. O encontro foi coordenado pelo professor Doutor Ernani César de Freitas e o acadêmico em pós-doutorado em Letras da UPF, Doutor Luis Henrique Boaventura. 

Em entrevista à Assessoria de Imprensa da UPF, Freitas afirma que a escolha do tema se dá pela emergência em identificar a origem e a construção de discursos de ódio na sociedade. “Hoje temos um problema mundial das relações sociais envolvendo a agressão verbal”, disse ele. O objetivo do encontro, como reitera, é ultrapassar o senso comum, abordando o ódio e a intolerância de forma acadêmica, a partir da análise dos discursos e das falas que encontramos nas redes sociais. “Vamos tratar da análise de discursos, pelas manifestações históricas e culturais de posicionamentos de pessoas, que manifestam algum conteúdo de intolerância, ações verbais que levam a agredir pessoas, fazendo com que elas se sintam incomodadas e prejudicadas”, afirmou em entrevista à UPF. 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A estreita linha que liga o discurso de ódio às consequentes manifestações sociais é de interesse do aprofundamento acadêmico, como destacou a coordenadora do PPGL, professora Doutora Claudia Stumpf Toldo Oudeste. “Me parece que é um momento importante para pensarmos qual é o papel dos estudos linguísticos e literários diante das questões envolvidas no texto. Também, o momento é relevante para avaliarmos qual é o papel do texto nesse contexto em que vivemos”, pontuou. 

A expectativa é que o Seminário de Discursos Midiáticos continue sendo realizado sempre nos primeiros semestres, com coordenação de professores diferentes áreas da Constituição e Interpretação do Texto e do Discurso. A primeira edição foi realizada em maio de 2018. Os estudantes de Letras e demais áreas do conhecimento são convidados a assistirem as apresentações. 

Deixe um comentário