Editorial – Textão? Aqui tem, sim senhor!

Em tempos de palavras poucas – nada de textão no Facebook, muito menos no Instagram ou no Twitter – e, ao mesmo tempo, por que não dizer, de guerra entre discursos repletos de convicção e, não raro, vazios de reflexão, a Letrilhando se configura como um espaço privilegiado que se abre à palavra plural, um convite ao repensar, ao escrever e ao compartilhar: conhecimentos, experiências, sentimentos.

Aqui, não é a extensão do texto o que importa, tampouco a quantidade de “likes”… importa o que se tem a dizer e, também, o aprender a dizer. Os espaços destinados aos diferentes gêneros de textos – ensaios, poemas, entrevistas, contos, crônicas, relatos de experiência, práticas pedagógicas, resenhas – foram criados pensando em você. Eles têm, por um lado, o intuito de divulgar o que de bom e belo é produzido por alunos, pós-graduandos e egressos do Curso de Letras e PPGLetras e, por outro, o de despertar novos desejos de ser aventurar na escrita, porque escrever faz bem, em todos os sentidos!

Não, não nascemos todos poetas, contistas, cronistas ou tampouco experts em textos acadêmicos. Quem dera o dom da escrita fosse privilégio de todos e que, assim, como num passe de mágica, soubéssemos escrever bonito! Mas saber escrever é processual, exige leitura e prática da escrita. É nesse sentido que a Letrilhando se configura como um espaço de aprendizado, momento em que outros olhares, um pouco mais experientes, repousam sobre o texto para ajudar a aperfeiçoá-lo, a lapidá-lo. Nessa troca, ganham todos: autores, avaliadores/revisores, leitores ganham em conhecimento – bem mais intangível e importante, que se avoluma ao se compartilhar.

Por isso, convidamos vocês a lerem os textos que compõem esta edição – quem serão os colegas que participaram desta vez? – e a enviarem suas contribuições para os próximos números da revista, arriscando-se, deliciando-se e (le)trilhando neste vasto e belo mundo das palavras!

Boa leitura a todos!

Profa. Dra. Luciana Crestani – em nome da equipe Letrilhando 

Deixe um comentário