A leitura no mapa

Mais de 70 alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental lendo juntos. Parece sonho, mas não é ❤ Conheça o trabalho realizado pela professora e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da UPF, Viviane Demetrio, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Teresinha, do município de Sananduva, RS.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mapeamento de Leitura: esse é o nome do trabalho que mobiliza mais de 70 alunos para dirigirem-se à Biblioteca Pública de Sananduva, RS. O trajeto que fica a duas quadras de distância da escola ganhou o nome de “saída literária”: os estudantes têm a missão de encontrar um livro de sua escolha no prédio público da Casa de Cultura do município.

Com um livro de seu gosto em mãos, os alunos têm cerca de 20 dias para realizar a leitura. É aí que entra o ‘mapeamento’:  em data previamente agendada, os estudantes têm de confeccionar uma propaganda sobre a obra lida, sob orientação da professora. “A ideia é ‘vender’ a proposta de leitura, defendendo os aspectos significativos”, explicou a professora Viviane.

De acordo com ela, o objetivo é desenvolver a escrita e a oralidade em multi linguagens. “A professora não antecede o que deverá ser entregue como análise da leitura feita e desta vez a atividade tornou- se um desafio para muitos. Mas é como sempre digo: ler e compreender a história é a base para realização de um bom trabalho”, disse ela.

Prova disso está nas fotos tiradas por ela dos trabalhos realizados pelos alunos: todos realizaram a atividade proposta. “Alguns se destacaram, mas todos saíram enriquecidos com mais este desafio de leitura. O resultado foi gratificante”, pontuou.

A proposta está embasada em autores que defendem a leitura e a escrita como recursos de ascensão social.

Deixe um comentário