Esta edição, além de estar repleta de bons conteúdos elaborados por nossos alunos, é especial porque queremos relembrar o quão importante é ser professor. O aluno de Letras – e de qualquer outra licenciatura – aprende para ensinar, mas quando somos professores, estamos sempre aprendendo enquanto ensinamos. Eis aí uma das belezas dessa profissão que escolhemos.
É certo que, por vezes, nos questionamos se vale a pena investir nas licenciaturas, considerando que nem sempre as situações vividas em sala de aula são flores, como muitas reportagens televisivas insistem em nos mostrar. No entanto, quantas outras belas histórias de respeito, de alegrias, de conquistas e de superação são construídas nas salas de aula todos os dias? Quantos momentos de aprendizagem, de cumplicidade, quantas trocas de abraços e de sorrisos, quantos momentos ímpares de cooperação, de construção de laços de afeto presenciamos e construímos em nosso fazer diário? Embora não rendam manchetes – talvez pelo fato de acontecerem todos os dias – são essas as histórias que merecem ser contadas, mostradas e celebradas! E são essas as histórias que temos mostrado aqui, na Letrilhando!
Que as matérias desta edição sirvam para evidenciar essas histórias e esse universo diferente que buscamos construir enquanto estudantes e professores das Letras UPF.
Para encerrar esta fala e dar lugar às muitas outras vozes que nessa edição se farão ouvir, trazemos um breve trecho do Cordel “Aos mestres” de Bráulio Bessa:
“Um guerreiro sem espada,
Sem faca, foice ou facão.
Armado só de amor,
Segurando um giz na mão;
O livro é seu escudo
Que lhe protege de tudo
Que possa lhe causar dor.
Por isso eu tenho dito:
Tenho fé e acredito
Na força do professor.
[…]
Um arquiteto de sonhos,
Engenheiro do futuro,
Um motorista da vida
Dirigindo no escuro.
Um plantador de esperança
Plantando em cada criança,
Um adulto sonhador.
E esse cordel foi escrito,
Porque ainda acredito
Na força de um professor.”
Felicitações pelo nosso dia – 15 de outubro – dia do professor!
Boa leitura a todos!
Doutoranda em Letras Josiane Boff – em nome da equipe Letrilhando