UPF recebe vencedores do Prêmio SESC de Literatura

No início de outubro (3), comunidade acadêmica e agentes de leitura puderam conversar com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2018, Juliana Leite (“Entre as mãos”) e Tobias Carvalho (“As coisas”). O encontro foi promovido pelo projeto Jornada em Movimento, em parceria com o Sesc.  

Em entrevista à Assessoria de Imprensa da UPF, o professor e um dos coordenadores das Jornadas Literárias, Dr. Miguel Rettenmaier, chamou a atenção para a construção madura em temática e estética dos textos vencedores, ainda que os autores sejam jovens – os escritores têm menos de 40 anos.  “São escritores jovens e já tão importantes na literatura”, destacou ele.

Durante a conversa, Carvalho pontuou a relação entre a literatura e os jovens. “Antigamente, pensávamos que a literatura era uma coisa elevada, nobre, só para poucos, e ela está cada vez menos isso. Ela tem que ser cada vez mais pra todo mundo, para todos os públicos e gostos. Se a pessoa diz que não gosta de ler é porque ela ainda não encontrou um livro que tem a ver com ela”, disse ele.

Juliana ressaltou a vontade em viver as Jornadas Literárias. “No meio dos nossos sonhos está o de viver uma Jornada em Passo Fundo. E é muito simbólico estar aqui na semana em que ela aconteceria neste ano”, comentou a escritora.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário