Conexão internacional em mais um Ateliê de Conversação

No dia 14 de setembro realizou-se mais um encontro do Ateliê da Conversação, na Universidade de Passo Fundo, no espaço do Mundo da Leitura. A proposta voltou-se para os imigrantes haitianos recém chegados ao Brasil. Não se tratou de ensino de língua, mas de interação, espécie de acolhida, no qual o grupo envolvido no projeto definiu uma temática motivadora pautada nos traços culturais da cultura sul-rio-grandense, em especial para as comidas típicas e comemorações farroupilhas, além das lendas regionais. A intenção não foi apenas apresentar aos imigrantes a nossa cultura, mas também conhecer um pouco das vivências culturais dos países de origem dessas pessoas. 

Os imigrantes presentes contaram um pouco sobre seu país de origem, suas experiências e trajetória até chegar à cidade de Passo Fundo. Relataram como estão se adaptando em nosso país e como é ficar longe da família. Apesar de já terem sido vítimas de racismo e xenofobia aqui, estão felizes por serem acolhidos e bem tratados por boa parte da população. Para eles é muito interessante a cultura sul-rio-grandense devido a variedade de comidas e danças, que são muito alegres.

Esta ação é vinculada ao Programa de Extensão Ensino e Inovação e à linha de pesquisa Constituição e Interpretação do Texto e do Discurso. A iniciativa conta com o protagonismo de estudantes de graduação, em especial, do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras. Tem por objetivo promover, por meio da interação conversacional, um tempo e um espaço de acolhida aos imigrantes que chegam à cidade de Passo Fundo, vindos de diferentes países do mundo.

 

atelie1
Foto: Laércio Fernandes dos Santos/Facebook

 


 

Texto escrito por Leomir Lemes, estudante de Letras da UPF.

Deixe um comentário