A temática era a situação pandêmica que vivemos atualmente. Os estudantes deveriam responder à seguinte questão: “o que querem os que vão viver?”
(Relato da autora sobre o processo criativo)

Era uma casa um pouco engraçada, tanto sonhada quanto suada. Assim são feitas as casas da maioria da população daqui e dali. Na história dela, tem muita conta e, pelas minhas contas, como tantas outras que vêm da mesma linha, desde o Pau Brasil. Agora já somos a segunda geração com acesso à moradia e à faculdade, vida boa da cidade, e a primeira ainda hoje trabalha por isso, desde os seis anos de idade.
A pioneira da família a ir para a universidade, um curso técnico era bem além da média da cidade, orgulho de quem tem medo de morrer nessa triste realidade. Construiu-se tão logo de criança à mãe, e sem sossegar fez seu e nossa gira girar. Até construir pra neta, que com seis anos só precisa brincar, assistir, comer, jogar, aprender e postar, a casa (com escada dentro) feita da labuta mais cansativa e amorosa do mundo. Eu já perdi as contas, mas se perguntar ela conta, cada nome, menina ou menino, de que idade até idade as maiores proezas. Formada em técnico de segurança do trabalho e de enfermagem, aos seis cuidava de crianças e casas, aos 53 já cuidou de mais crianças, talvez até do que tem idade. Construiu para a filha e a neta a segunda casa no terreno que pode financiar graças há programas sociais de um “ex governo” que formou muitos “ex pobres”.
Mais engraçada é a gratidão de quem fez tudo por cada tudo que tem e ainda agradece ao mundo, pois tudo é oportunidade de evoluir e fazer o bem. Alguns querem viver com o que tem, outros querem conquistar o que ainda dizem que não é para eles. Pioneiros vão abrindo caminhos por onde decidem viver, outros vão seguindo deixando a vida levar.
Microconto escrito por Raysa de Oliveira, acadêmica do curso de Educação Física, na disciplina Leitura e Produção de Textos ministrada pela Profª Drª Catiúcia Carniel Gomes Bourscheid.
Nossa,quanta emoção ver a história da nossa vida escrita por ti minha filha.Muito obrigada por vocês serem o meu tudo.❤️
CurtirCurtir