Atualmente o termo material didático é concebido como um apoio às práticas pedagógicas em sala de aula, não se trata estritamente do livro didático adquirido pela escola, mas de uma gama de possibilidades e de materiais que o professor pode utilizar em sala de aula para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem em suas aulas.
Material didático é tudo aquilo que, quando selecionado pelo professor adequadamente, com intuito de prover meios e recursos para o processo de ensino dos alunos, promove aprendizado. Ou seja, jogos interativos, recursos visuais e auditivos, ferramentas digitais, textos autênticos, entre outros, são materiais e meios de se promover o ensino de maneira diversificada e inovadora. Exemplo disso são os jogos interativos que instigam a criatividade, auxiliam no processo de desenvolvimento da autonomia e desenvolvem atitudes de cooperação entre os alunos. Os recursos visuais e auditivos exploram textos distintos, assim contribuem para que o aluno vivencie experiências de diferentes leituras e interpretações desses textos. Já os textos autênticos trazem até o aluno o mundo que o circunda, ou seja, notícias, reportagens, entre outros, revelam aspectos relevantes e importantes que acontecem e fazem parte da vida do aluno. Portanto, constata-se que o material didático pode representar um caminho para se trabalhar assuntos importantes com os alunos, de cunho social, cultural, econômico e ambiental, ou seja, trabalhar direitos, deveres, responsabilidades e cidadania.
Infelizmente, a realidade estrutural e financeira das escolas públicas restringe os alunos a aulas massivas e com um livro de atividades que não exploram adequadamente um conteúdo específico. Com isso, referimo-nos ao livro didático como um apoio ao professor, ou seja, esse material, previamente selecionado através de uma análise crítica e visando ao contexto educacional e social dos alunos, pode sim ser um material que subsidie as atividades em sala de aula. Entretanto, não basta, visto que a contemporaneidade e formatos de estudos não comportam mais uma metodologia estagnada e limitadora.
O processo de ensino e aprendizagem nos dias atuais é exigente. Exige criatividade, informação e inovação por parte das escolas e dos professores. A vista disso, é necessário acompanharmos a tecnologia e seus favorecimentos em prol do ensino. É essencial conhecermos o espaço em que ensinamos e as pessoas que aprendem, para que assim as possibilidades e ideias de recursos ou materiais se evidenciem. E é de suma importância reavaliar e adaptar as atividades do livro didático para um aprendizado real e de uso.
REFERÊNCIAS
SANTO, W. P. MATERIAL DIDÁTICO E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. Revista Desempenho, n.26, v.2, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/10885. Acesso em: 02/10/2021
TEZZA, Cristovão. Material didático um depoimento. Educar em Revista, [S.l.], v. 18, n. 20, p. p. 35-42, dez. 2002. ISSN 1984-0411. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2096/1748. Acesso em: 15/10/2021.
Ensaio produzido pela acadêmica Jaciara Fernandes durante a disciplina de Elaboração de Material Didático do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo