Do PPGL para quem quiser: a grandiosidade das aulas abertas

Ainda que o ano de 2022 marque a retomada das aulas presenciais, o olhar cauteloso de toda a equipe do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF preferiu continuar priorizando as atividades online, ao menos durante o primeiro semestre do ano. Apesar de ser uma decisão que vai um pouco na contramão dos demais cursos superiores – inclusive da própria instituição – surge uma oportunidade gigantesca de um intercâmbio entre o Programa e a comunidade acadêmica: as Aulas Abertas.

Transmitidas pelo canal do YouTube do PPGL, cada professor, a partir de temas e perspectivas teóricas das disciplinas que ministra, organizou uma série de aulas abertas, totalmente gratuitas e livres. Assim, enquanto as discussões do Programa seguem em pleno funcionamento, a comunidade externa consegue usufruir e aproveitar do conhecimento gerado na academia e aplicá-lo no seu cotidiano, impactando diretamente na comunidade envolvida.

A iniciativa e seu impacto

Conforme salienta a professora Dra. Claudia Toldo, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras, as aulas abertas têm o intuito de divulgar as atividades, pesquisas e discussões realizadas dentro das disciplinas que o PPGL-UPF oferece semestralmente. Com o objetivo de estreitar laços de pesquisa com outras IES, professora Claudia comenta que as Aulas Abertas contam sempre com pesquisadores de destaque, os quais trazem diferentes abordagens para as pesquisas realizadas na UPF, enriquecendo as discussões nos campos de atuação dos docentes do PPGL. Assim, o potencial acadêmico do Programa é destacado dentro do universo da pesquisa brasileira.

Ministradas por professores que atuam diretamente na área de estudo, as Aulas Abertas são importantes momentos de intercâmbio de conhecimento. Sempre de modo muito didático, aplicado e reflexivo, os pesquisadores apresentam seus estudos, articulando a teoria e a prática, projetando novos caminhos e objetos de pesquisa/análise. Nessas aulas, o diferencial não é a teoria – que é a mesma já estudada nas disciplinas – mas sim as novas possibilidades de aplicação dela em outros corpora e quais suas implicações e impactos, quer na área, quer no ensino.

Segunda avalia a coordenadora, as Aulas estão tendo uma boa receptividade pela comunidade acadêmica, com uma excelente participação do público interno e externo. Isso influencia de modo muito positivo a vida de pesquisadores iniciantes e experientes, tendo em vista a troca de leituras, as novas abordagens e referências, agregando ao programa novos trabalhos de pesquisa e autores.

Até o fechamento desta edição, foram realizadas quatro aulas abertas, que você pode acessar nos links ao final desta reportagem. Apesar de uma iniciativa que ganhou força recentemente, as Aulas Abertas fazem parte do programa de disciplinas do PPGL/UPF e sempre estarão presentes em alguma das disciplinas ofertadas, enriquecendo o Programa com diferentes temáticas, pesquisas e pesquisadores, além de novos olhares sobre os mesmos objetos de pesquisa já estudados, afirma Cláudia.

Quer saber mais?

Se você não acompanhou ou quer rever alguma das incríveis Aulas Abertas já realizadas, pode fazer isso nos links a seguir:

– É necessário preservar o avesso:

– (Multi)letramentos na escola: proposições da Semiótica Discursiva à ação didática:

– O erótico e o trágico na poesia feita por mulheres: sobre “A Mulher Submersa”:

– O texto e sua organização: de que organização falamos?:


Francismar Furlanetto, aluno do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo

Deixe um comentário