Propósitos de Ano Novo
A rotina nos permite realizar muitas tarefas durante os dias, o que acontece é que estamos sempre correndo contra o tempo e passamos a não aproveitá-lo de maneira suficiente. A palavra efêmero designa tudo aquilo que é transitório, passageiro. Assim como o tempo. E ao nos aproximarmos do final do ano, dentre os vários sentimentos que nos cercam, está entre eles a sensação de “será que pude aproveitar meu tempo”?
Repensamos os desafios, as mudanças, as conquistas e nos preparamos para comemorar o novo ano, mas, ao mesmo tempo, refletimos sobre tudo o que fizemos ou não fizemos durante o ano que passou.
A contemporaneidade demanda que as pessoas sejam multitarefas, que estejam alertas para qualquer atividade a ser feita, que estejam preparadas para os desafios de cada dia. O cotidiano passa a ser automático e poucos são os momentos em que paramos para ponderar a respeito dos rumos que a vida toma. Geralmente, isso acontece em datas como as que se aproximam: Natal e Ano Novo. Planejamos os propósitos do ano seguinte como se realmente fosse uma virada de chave.
Exemplo disso está na literatura que, verossímil à realidade, espelha os acontecimentos e os anseios dos indíviduos em relação a vida. O conto Céu estrelado, de Luiz Vilela, apresenta o personagem José, que às vésperas do Ano Novo, decide que não ia acelerar para chegar à tempo em casa:
“Chega”, disse para si mesmo, “chega de correr.”
Propósitos de Ano Novo? Pois ali estava um bom: não correr. E já começara agora, na véspera, a poucas horas do novo ano, indo assim, bem devagar, contemplando a noite, a estrada […]
E quais seriam os seus propósitos para o ano que se inicia? Desacelerar, assim como José? Aproveitar mais os pequenos prazeres que a vida nos proporciona? Viver o hoje? Repensar nossas metas e planos? Desengavetar aquele sonho que ficou guardado há muito tempo?
Que essa época do ano, propícia para momentos de reflexão, bem como a nova edição da Letrilhando, possa fazer com que você, leitor(a), pare um pouco no tempo e aprecie cada ensaio, cada poema, cada conto, cada arte apresentada. Que ela incentive você na busca pela leitura e também pelos seus propósitos, além de fazer com que você perceba que o tempo passa, mas as experiências, as lembranças, o afeto e a arte são eternamente duradouros.
Boa leitura e bom final de ano!
Graduanda Josiane Faqui Locatelli e Mestranda Paola Biavatti – em nome da equipe Letrilhando.