Você que é aluno ou egresso de universidade talvez já tenha uma certa noção do que se trata a instituição universitária. É importante, porém, avisar aos desavisados que há muito além de aulas e eventos para se viver em uma universidade e, delimitando o recorte para olhar a nossa própria “casa acadêmica”, a UPF, além de ser uma universidade, ainda tem a característica de ser comunitária. Na prática, isso significa não só possuir os pilares de uma universidade, que são o ensino, a pesquisa e a extensão, mas ainda ter nascido dos anseios da comunidade e manter o foco no desenvolvimento regional.
Um dos modos de fomentar o desenvolvimento local e regional é através das atividades de extensão. A extensão, na UPF, comporta as atividades e ações que aproximam a universidade da comunidade. Essas ações e iniciativas têm a missão de formar cidadãos mais conscientes, responsáveis e comprometidos com a sociedade em que estão inseridos. Assim, não se formam apenas profissionais, mas profissionais envolvidos e preparados para a vida fora da universidade, conhecedores do entorno que os cerca. As atividades de extensão ofertam aos acadêmicos a chance de participar efetivamente das demandas da comunidade, seja no mapeamento de fragilidades, seja na proposição de ações capazes de intervir em prol do desenvolvimento comunitário e da qualidade de vida. Para tanto, é preciso fazer parte de um dos muitos grupos de extensão que nossa universidade possui. Há duas formas de participação: como bolsista de extensão, contando com uma ajuda de custos que possibilita ao aluno dedicar-se ao projeto que está inscrito; ou como voluntário em algum projeto.
Se você ainda está com dúvidas e quer saber um pouco mais sobre a extensão, veja abaixo alguns dos cerca de 60 projetos de extensão que a UPF oferta. Os projetos contribuem para interação e o diálogo entre alunos de diferentes níveis e cursos, já que muitos dos projetos envolvem acadêmicos e professores de mais de um curso.
P1 – Comunidade e Territórios Sustentáveis
- Charão e suas ações na conservação da natureza existe desde 1991 e apesar de inicialmente direcionar seus estudos ao Papagaio-charão (Amazona pretrei), logo expandiu sua ação ao estudo do ambiente e da conservação também de seu habitat.

P2 – Territórios da Cultura, Arte e Comunicação
- Desinformação e leitura crítica da mídia: narrativas audiovisuais para reflexão e prática é voltado ao ensino de uma leitura midiática mais crítica, por meio de oficinas direcionadas ao público jovem.
- Terra, cultura e ancestralidade: o indígena em Passo Fundo tem como finalidade construir pontes entre a comunidade local e os povos originários. Também, realiza ações de reafirmação da cultura e identidade indígena, sendo o design um meio para tal fim.

P3 – Territórios da Cidadania, Direitos Humanos e Cultura de Paz
- Balcão do Migrante e Refugiado atende às demandas advindas do processo migratório indo além do suporte com documentação ao oferecer também cursos de capacitação.
- Balcão do Consumidor iniciou suas atividades em 2008 e atende demandas da comunidade no tocante às políticas públicas de defesa do consumidor.

P4 – Territórios da Educação e da Formação Humana
- Jornadas Literárias: comunidades leitoras, leitores em formação são 40 anos de dedicação à formação leitora e ao fomento da cultura nacional e local. As jornadas literárias culminam em um evento que já reuniu, na cidade de Passo Fundo, uma gama plural de autores da literatura e de manifestações artísticas variadas.
- Letramento e Cidadania é um reforço e auxílio às pessoas surdas no seu processo de inserção e manutenção no mercado de trabalho.


P5 – Territórios da Saúde e do Cuidado
- Amigos da Pele tem ações de prevenção e conscientização acerca das doenças de pele existentes e orientações sobre autocuidado.
- Atleta do Futuro existe há mais de 20 anos e possibilita às crianças e adolescentes do município o encontro e socialização através do esporte. São mais de 5 modalidades esportivas oferecidas.

P6 – Territórios da Inovação, Produção e Trabalho
- Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) oferece orientação fiscal e contábil destinado às pessoas de baixa renda, microempreendedores e organizações civis sem fins lucrativos.

Se você se interessou pelos projetos, acesse a página da UPF neste link. Aqui você encontra todos os programas de extensão disponíveis na universidade e os contatos dos coordenadores dos projetos.
Para participar da extensão, analise os projetos e converse com os coordenadores para mais informações. Vale lembrar que a participação em projetos de extensão gera certificado que pode ser validado como horas complementares, além de proporcionar novos aprendizados e a oportunidade de fazer a diferença na comunidade.
Evelyn Bichoff Nascimento, graduanda em Letras, UPF
Letícia Regina Marcolin, mestranda em Letras, UPF