Egressos e licenciandos: colaboração na formação profissional a partir da experiência do estágio

Na sexta-feira, dia 5 de abril, os acadêmicos do curso de Letras, matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado I e II,  seja em Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou em Língua Espanhola, reuniram-se para uma noite especial, marcada pela troca construtiva e afetiva de experiências entre egressos e licenciandos.

A atividade, coordenada pelas professoras das disciplinas envolvidas, foi denominada Seminário de Boas Práticas, com a temática “O estágio em Letras – a construção do conhecimento na prática pedagógica”.  O evento proporcionou a partilha de vivências desenvolvidas no período de estágio, relatadas pelos próprios autores, egressos do curso de Letras da UPF.

Convidados a retornar à Universidade com este fim, recebemos os professores Jair Pereira Junior, Thaís Nicoline e Micheli Capitânio. Em suas falas, após breve apresentação pessoal e da atual situação profissional, os ex-alunos da graduação apresentaram o contexto de atuação onde o estágio foi realizado, o processo de elaboração do plano de unidade desenvolvido, os pontos positivos da prática vivida, a contribuição do processo de estágio à formação profissional e os desafios que sentem para a qualificação continuada da docência.  

Este slideshow necessita de JavaScript.

Após cada exposição, houve espaço para que os acadêmicos dialogassem com os convidados. Assim, todos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, questionar procedimentos e antecipar situações a serem enfrentadas, na projeção de seus próprios estágios. Foi possível, também, minimizar e relativizar preocupações e ansiedades, ao encontrar-se, individualmente, no relato do outro, especialmente no que concerne ao exercício de planejamento e, ainda, ao desafio da gestão da aula, para que a língua materna e adicional sejam realmente utilizadas e compreendidas, em sua complexidade, pelos estudantes da educação básica.

Entre os diferentes aspectos abordados, destacou-se a orientação como ferramenta importante de apoio e de atenção ao estagiário nesta fase do curso.  O egresso Jair reflete sobre este ponto, ao relatar, sobre a experiência de estágio que teve. 

 

“A aplicação do planejamento, na escola, possibilita constatar que muitas dicas sugeridas na orientação, durante e após o estágio, na maioria das turmas, teve  melhor efetividade, a exemplo de como conduzir a leitura, a escrita, a reescrita, os debates com os estudantes, os temas e as tarefas, a quantidade de questões de compreensão e os respectivos níveis, a perspectiva teórica e metodológica no ensino-aprendizagem da gramática, entre outros. Assim, essas dicas e estratégias trouxeram ao meu fazer pedagógico  maior segurança no momento da aplicação das atividades, mesmo nas situações em que foram necessárias as adaptações”

Jair Pereira Jr. (professor egresso da UPF)

 

Ao final da noite, ficou a certeza da importância do estágio para a formação profissional, como espaço privilegiado de interlocução entre teoria e prática, de aproximação do contexto escolar, de enfrentamento de dificuldades sobre o objeto de conhecimento e de qualificação da ação docente. Torna-se experiência mais profícua e profunda quando permeada pelo apoio dos professores orientadores,  dos professores supervisores e dos colegas de graduação – atuais e egressos, que juntos, transformam fragilidades em favor da construção de fortalezas para uma prática profissional exitosa e feliz.

Um comentário

Deixe um comentário