Mosaico Literário: Potluck and games with Poe

A noite de 30 de outubro foi marcada por muito suspense no prédio B4 IHCEC da Universidade de Passo Fundo. O evento “Potluck and games with Poe” encerrou a atividade Mosaico Literário, que é desenvolvida nas disciplinas de Língua Inglesa do curso de Letras e que prevê o trabalho com obras de autores da literatura inglesa. No ano de 2022, o escolhido havia sido Willian Shakespeare; já, neste ano de 2023, a atenção se voltou às obras do lendário Edgar Allan Poe. 

Poe é conhecido por sua escrita enigmática e de suspense, que envolve os leitores em histórias de terror, sendo referência para a literatura do gênero. Os alunos das disciplinas de Língua Inglesa leram, estudaram e discutiram sobre as variadas obras do autor durante os semestres deste ano. Para marcar o encerramento deste período de estudo, as turmas dos níveis II e VIII, com a supervisão e orientação das professoras Jancileidi Hubner e Daniela De David Araújo, organizaram uma noite especial, com o intuito de compartilhar o conhecimento construído de maneira lúdica e interativa. 

A abertura do evento foi marcada por uma intervenção realizada pelos alunos, momento esse que foi agraciado pela presença de Ezequiel da Silva, convidado especial, que declamou lindamente fragmento do conto “O Corvo”. Além disso, o Mosaico contou com a participação da nossa ETA norte-americana, Alanna Pearson, que, por meio  de um talkshow, compartilhou sua experiência na aprendizagem e contato com as obras de Poe nos Estados Unidos. 

O diferencial do evento foi a possibilidade de interação dos participantes, que puderam se envolver em diferentes jogos pedagógicos produzidos pelos alunos organizadores, pautados na temática dos contos de Poe, além de participar de um “Escape Room”. E claro, como marcado pelo nome do Mosaico, houve um “Potluck”, expressão originária dos Estados Unidos que faz referência à confraternização  de comidas e bebidas. Ao conversar com a professora Daniela, uma das responsáveis pelo evento, ela nos diz que:  “Ao se avaliar os impactos da atividade, percebe-se que a leitura de obras literárias, clássicas ou contemporâneas, de autores cujo idioma é estudado nas disciplinas curriculares, agrega valor ao processo de ensinar e de aprender, motiva o estudo da nova língua, descortina possibilidades pela íntima relação entre língua e cultura. Ficamos todos felizes com o engajamento e participação dos acadêmicos. Foi um momento de encontro, de trocas, de compartilhar as experiências de leitura”.

Pretende-se dar continuidade à iniciativa em 2024, com um novo autor a ser escolhido, de modo a ampliar o conhecimento cultural e linguístico dos acadêmicos, em favor do letramento literário.


por Josiane Faqui Locatelli e Paôla Rodrigues Viera

Deixe um comentário