Editorial – v. 4 nº 2 Dez. 2021

É hora de desacelerar!

Esta edição da Letrilhando, a última do ano, está diferente das outras. Enquanto revisávamos os textos e a preparávamos, percebemos que não havia contos. No final do ano passado, tivemos uma edição inteira dedicada à arte, mas desta vez apenas um acadêmico enviou sua arte para aparecer em nossa revista. Foi estranho, sempre é bom ter aquele escape para relaxar e refletir, para ressignificar. Por que será que isso aconteceu? 

Temos um palpite. Estamos cansados! Estamos desgastados! Desgastados física e emocionalmente, porque foram quase dois anos de mudanças e adaptações impostas pela pandemia. Fomos obrigados a mudar de hábitos: primeiro, a evitar sair de casa e, depois, fomos obrigados a sair de casa, mesmo que desconfortáveis, temerosos, para trabalhar ou estudar. As mudanças impostas, a insegurança, a ansiedade, as incertezas que vivenciamos ao longo de todo esse período de quase dois anos pandêmicos afetaram a muitos de nós –  se não a todos, em alguma medida. 

A arte ainda está em nós, mas parece estar faltando tempo ou inspiração para deixá-la fluir. Assoberbados, esgotados… nossas inspirações ficam limitadas, não interagimos com o mundo como antes. Que saibamos, então, reconhecer nossas limitações, permitindo-nos um tempo para recarregar energias e reacender a criatividade. Mas que saibamos, também, recomeçar, de um modo bom, de um modo mais leve, sem perder de vista as pequenas alegrias de todos os dias, as nossas vitórias, o prazer de estar entre os que amamos e os abraços fraternos que podemos dar e receber. Que esses momentos sirvam de alento e de fonte de inspiração para voltarmos a criar arte e continuarmos nossos estudos que trouxeram ótimas reflexões e produções de divulgação científica, uma boa forma de nos prepararmos para o nosso futuro próximo, onde tudo possa voltar ao normal! 

Aproveitamos para desejar a todos um Doce e Feliz Natal e um Ano Novo Revigorante! 

Boa leitura!


Anderson Potrick e Luciana Crestani – em nome da equipe Letrilhando

Deixe um comentário